quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O LIVRO DE DUAS PÁGINAS



Um sábio chinês presenteou o imperador com um livro que continha apenas duas páginas.

Ao dá-lo, o sábio explicou: "No momento mais triste de sua vida, senhor imperador, leia a primeira página e feche o livro. E no momento mais feliz, leia a segunda. O presente terá atingido seu objetivo."

Tempos depois, o azar abateu-se sobre o império. Uma peste matou parte da população, uma praga destruiu a lavoura, bárbaros invadiram as terras saqueando o que sobrara.

Desesperado, o imperador lembrou-se do livro.

Na primeira página, somente uma frase curta: "ISSO VAI PASSAR."

Incansável e laborioso, ele convocou seus conselheiros e pediu o apoio de seu povo para expulsar os invasores, debelar a peste e recuperar a lavoura.

Tempos depois, sua filha única casou-se com o filho de um imperador vizinho e os dois países se uniram em um único e imenso império.

Feliz da vida, o imperador lembrou-se novamente do livro e foi direto à segunda página, onde se lia apenas outra frase curta: "ISSO TAMBÉM VAI PASSAR."


Moral da história
Não devemos nos embriagar pelas grandes alegrias
nem nos deixar abater pelas grandes frustrações.

2 comentários:

  1. Em momentos difíceis da minha vida era nessa frase que eu encontrava forças para continuar.é um conselho que deve ser divulgado.

    ResponderExcluir
  2. Uma espécie de alerta, conselho, talves não, com certeza um dispertar espiritual. É isso que sinto desde o dia que ouvi essa menssagem.
    Ela não mudou as coisas que comecei más com certeza vai mudar uns finais.

    ResponderExcluir