sexta-feira, 12 de junho de 2009

TRAGA A MENTE PARA A CASA!


--- Extraido da revista Vida Simples – Artigo de Caco de Paula (Receita de paz - O poder do olhar transforma o mundo a nossa volta – Edição Abril 2005)


“O coração dessa prática é a intenção de permanecer consciente de tudo o que se passa dentro de nós e ao nosso redor. São algumas dicas simples, que me foram muito úteis e que agora divido com você.
Dedique entre cinco e 30 minutos pela manhã para ficar tranqüilo e meditar: sente-se e permaneça com você mesmo.
Olhe pela janela, escute os sons da natureza ou dê um passeio lento e tranqüilo.
Depois, enquanto aquece seu carro, sossegadamente, preste atenção na respiração durante um minuto. Enquanto dirige, tome consciência da tensão de seu corpo. Perceba as mãos que agarram com força o volante, os ombros levantados, o estômago rígido. Trabalhe para dissolver conscientemente essa tensão. Tenso você dirige melhor? Como seria se estivesse relaxado?
Decida-se por não ligar o rádio e ficar com seu próprio som. Quando parar em algum sinal vermelho ou num pedágio, preste atenção em sua respiração e no céu, nas árvores ou na qualidade de sua mente.
Enquanto estiver sentado trabalhando, preste atenção nas sensações do seu corpo, tentando relaxar conscientemente e liberar-se do excesso de tensão.
Descanse entre um e três minutos por hora de trabalho.
Tome consciência da respiração e das sensações de seu corpo.
Permita que sua mente se acostume a ter um tempo para reorganizar-se e recuperar-se.
Ao fim de um dia de trabalho, recorde-se das atividades desse dia, agradecendo-se e felicitando-se pelo que realizou, e depois faça uma lista “para amanhã”. Você já fez o suficiente por hoje.
Na volta para casa, dedique-se um momento a simplesmente estar. Desfrute desse momento.
Observe se está apressado.
Quando entrar na rua da sua casa, dedique um minuto a orientar-se para estar com os membros de sua família.
Trate de mudar sua roupa de trabalho quando chega em casa.
Esse simples ato pode ajudar muito a fazer a transição até seu próximo papel.
Cumprimente as pessoas com quem vive.
Por um momento, olhe-os nos olhos, por alguns instantes. Se possível, dê-se cinco ou dez minutos para estar tranqüilo e em silêncio.
Traga a mente para casa”

Um comentário:

  1. Gostei muito. Voi imprimir e colocar na minha mesa. Gostei principalmente dessa frase: Descanse entre um e três minutos por hora de trabalho. Tenho que desfrutar mais daquela vista. O seu quadro está lá, todos os dias olho para ele.
    beijos

    ResponderExcluir