quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

COMPROMISSO E AÇÃO!


Escrevi este texto em um mail que enviei para alguns amigos. Estávamos tentando fazer um trabalho em conjunto, só que sempre tínhamos dificuldades para conseguir reunir todo mundo e estabelecer metas que cumpríssemos; daí o mail:

"COMPROMISSO - No dicionário encontramos a definição de compromisso como um comprometimento ou obrigação, promessa solene.

AÇÃO – Mudança de um estado qualquer para outro


Portanto, antes de mais nada, antes de darmos qualquer passo devemos estabelecer um compromisso, em primeiro lugar com cada um de forma individual, com o grupo e com a causa.

Uma vez que estamos comprometidos em todos os níveis a ação flui. Dois exemplos:

1 – O da escritora do Harry Porter - J.K. Rowling

"A idéia do livro veio em um trem que a levava de Manchester a Londres em 1990. Assim foi concebido Harry Potter, cuja gestação e parto demoraria sete anos.
Em 1990, a morte de sua mãe a fez mudar de vida. Foi para Portugal, onde ensinou inglês e se casou com um jornalista, com quem teve uma filha, Jessica.
O casamento não deu certo e Rowling voltou à Grã-Bretanha, instalando-se em Edimburgo (Escócia) onde, devido à falta de emprego fixo, viveu com a ajuda do governo, educando sua filha e beirando a depressão.
Em um café onde se refugiava para fugir do frio de seu apartamento - que depois do seu sucesso virou local de peregrinação - escreveu as primeiras aventuras de Harry Potter.
Doze editoras recusaram o livro Harry Potter e a pedra filosofal. A décima terceira, a discreta Bloomsbury, adquiriu os direitos autorais do maior fenômeno editorial do século 20 por algumas mil libras esterlinas.

2 – A autora dos livros: Crepúsculo, Lua nova e Eclipse - Stephenie Meyer

Há pouco mais de cinco anos, a jovem dona-de-casa Stephenie Meyer, mãe de três filhos, casada com um pastor mórmon e moradora da pequena cidade de Cave Creek, no Estado americano do Arizona, jamais imaginaria seduzir jovens em todo o mundo com uma fantasiosa história de amor entre uma adolescente e um vampiro. Tampouco vislumbrou que as tramas românticas forjadas em sua imaginação e materializadas em três livros (Crepúsculo, Lua nova e Eclipse) ficariam 143 semanas na lista de best-sellers do jornal The New York Times, com seis milhões de exemplares vendidos em diversos países - sendo que quatro milhões referem- se apenas às vendas nos últimos 12 meses.
A autora diz que não sabe como conseguiu fazer tantas coisas ao mesmo tempo – escrever, ser dona de casa e mãe de três crianças abaixo de cinco anos, na época em que começou a carreira de escritora, carreira esta que começou na noite do dia 1 de junho de 2003. Nesta noite, Stephenie visualizou uma cena em um sonho: uma garota conversando com um homem brilhante (literalmente!) numa clareira inundada de sol. O homem por acaso era um vampiro e ambos, vampiro e garota estavam apaixonados e ele estava contando à ela o quão difícil era não sucumbir à vontade de matá-la. O sonho se tornou o capítulo número 13 do livro Twilight, o primeiro livro de Meyer. Então, por três meses, Stephenie escreveu como uma condenada atingida pela luz da inspiração. Dormir era um luxo e com um bebê pendurado em um dos braços, ela digitava com a mão livre. Por ter que cuidar dos filhos ao mesmo tempo que escrevia, Stephenie não pôde se fechar em um quarto e simplesmente escrever, como grande maioria dos autores. Mas mesmo que pudesse, a autora diz que não o faria. Mesmo agora, com os filhos crescidos, ela escreve numa área aberta no meio de sua casa. "Eu não consigo fechar as portas e escrever. Mesmo se as crianças estão dormindo, eu sei que poderia ouvi-las se precisasse. Sinto-me melhor se estou no meio das coisas e sei o que está acontecendo", é o que diz a autora.


Portanto, queridos Anjos, a decisão está com cada um: QUERO me comprometer? POSSO me comprometer? Vou agir ou vou ficar só no blá-blá-blá?

A próxima reunião é em Fevereiro (alguém se candidata a realizar? Quando?).

Para encerrar e para que todos pensem, com calma, neste fim de semana:


"A vida é maravilhosa se você não tem medo dela."
Charles Chaplin
"O futuro tem muitos nomes: para os fracos, ele é inatingível; para os temerosos, ele é desconhecido; para os corajosos, ele é a chance..."
Vitor Hugo
"A esperança tem asas. Faz a alma voar. Canta a melodia mesmo sem saber a letra. E nunca desiste. Nunca."
Emily Dickinson
"Amas a vida? Então não desperdice o tempo, porque é disto que ela é feita."
Benjamin Franklin "

Um comentário:

  1. Amigo querido, emocao, afinidade de ideias e sentimentos, compromisso e acao! 2010 ja e' o ano de realizar o que ficou pelo caminho em termos de ide'ias e ideais. Conte comigo

    ResponderExcluir