quarta-feira, 22 de julho de 2009

VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?


“Há 15 bilhões de anos, houve uma grande explosão atômica, que gerou uma aceleração inacreditável de matéria e liberação de energia.
Essa matéria se agregou formando o que nós, humanos, chamamos de estrelas e elas se juntaram, formando o que chamamos de galáxias.

A ciência calcula que existam em nosso universo aproximadamente 200 bilhões de galáxias.
Uma delas é a nossa Via Láctea. Aliás, nem é uma galáxia tão grande: calcula-se que ela tenha cerca de 100 bilhões de estrelas.

Portanto estamos em uma galáxia, que é uma entre 200 bilhões de galáxias, num dos universos possíveis e que vai desaparecer.

Nessa nossa galáxia, repleta de estrelas, uma delas é o que agora chamam de estrela-anã, o Sol. Em volta dessa estrelinha giram algumas massas planetárias sem luz própria, nove ao todo, talvez oito (pela polêmica classificação em debate). A terceira delas, a partir do Sol, é a Terra. O que é a Terra?

A Terra é um planetinha que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer. Veja como nós somos importantes.....

Nesse lugarzinho tem uma coisa chamada vida. A ciência calcula que em nosso planeta haja mais de 30 milhões de espécies de vida, mas até agora só classificou por volta de 3 milhões de espécies.

Uma delas é a nossa: homo sapiens. Que é uma entre 3 milhões de espécies já classificadas, que vive num planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer.

Esta espécie tem, em 2007, aproximadamente 6,4 bilhões de indivíduos. Um deles é você.

Você é um entre 6,4 bilhões de indivíduos, pertencentes a uma única espécie, entre outras 3 milhões de espécies classificadas que vive num planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer.

É por isso que todas as vezes na vida que alguém me pergunta:

“Você sabe com quem está falando?”
Eu respondo:
“Você tem tempo?”.”


Mário Sérgio Cortella
(Extraído do livro QUAL É A TUA OBRA? – Editora Vozes)

Um comentário:

  1. Nossa, estava atrás desse texto. Lembro disso no Insight. O José Carlos Cunha também adorava falar isso e eu não lembrava do todo.
    Adorei.

    ResponderExcluir