sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PERSISTA. NUNCA DESISTA.


Você pode exercitar a persistência.

A persistência é um estado de mente. Portanto, pode ser cultivado. Como todos os estados mentais, baseia-se em causas definidas, entre elas as seguintes:

a. Clareza de finalidade.

Saber o que quer é o primeiro e, talvez, o mais importante passo para desenvolver persistência. Um motivo forte obriga o individuo a superar muitas dificuldades.

b. Desejo ardente.

É relativamente fácil desenvolver e manter persistência na perseguição do objeto de um desejo intenso.

c. Autoconfiança.

Fé na própria capacidade de executar um plano encoraja o indivíduo a implementá-lo com persistência.

d. Clareza de planos.

Planos organizados, mesmo que sejam fracos e inteiramente impraticáveis, estimulam a persistência.

e. Conhecimentos exatos.

Saber que nossos planos são válidos, baseando-nos na experiência ou na observação, reforça a persistência, que é destruída quando recorremos a “palpites”, em vez de procurar “saber”.

f. Cooperação.

Simpatia, compreensão e cooperação harmoniosa com outras pessoas tendem a desenvolvê-la.

g. Força de vontade.

O hábito de concentrar os pensamentos na formulação de planos para atingir uma meta definida leva à persistência.

h. Hábito.

A persistência é resultado direto de hábito. A mente absorve e torna-se parte da experiência diária de que se alimenta. O medo, o pior de todos os inimigos, pode ser efetivamente eliminado pela repetição forçada de atos de coragem. Todos os que prestaram serviço ativo na guerra sabem disso.

---- (do livro: “Pense e enriqueça” de Napoleon Hill)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"NORMOSE" (a doença de ser normal)



"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música."
Friedrich Nietzsche


Todo mundo quer se encaixar num padrão.
Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar.
O sujeito "normal" é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido.

Bebe socialmente, está de bem com a vida, não pode parecer de forma alguma que está passando por algum problema.

Quem não se "normaliza", quem não se encaixa nesses padrões, acaba adoecendo.

A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento.
A pergunta a ser feita é:

Quem espera o quê de nós?

Quem são esses ditadores de comportamento que "exercem" tanto poder sobre nossas vidas?


Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado.

Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha "presença" através de modelos de comportamento amplamente divulgados.

A normose não é brincadeira.

Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer ser o que não se precisa ser.


Você precisa de quantos pares de sapato?

Comparecer em quantas festas por mês?

Pesar quantos quilos até o verão chegar?


Então, como aliviar os sintomas desta doença?

Um pouco de auto-estima basta.


Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras bovinamente, e sim, aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo.
Criaram o seu "normal" e jogaram fora a fórmula, não patentearam, não passaram adiante.

O normal de cada um tem que ser original.

Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros.

É fraude. E uma vida fraudulenta faz sofrer demais.

Eu simpatizo cada vez mais com aqueles que lutam para remover obstáculos mentais e emocionais e tentam viver de forma mais íntegra, simples e sincera.

Para mim são os verdadeiros normais,porque não conseguem colocar máscaras ou simular situações.

Se parecem sofrer, é porque estão sofrendo. E se estão sorrindo, é porque a alma lhes é iluminada.


Por isso divulgue o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.

Michel Schimidt ( Psicoterapeuta)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

REALIZAR


CHEGOU A HORA DE COMEÇAR A VIDA QUE VOCÊ SONHOU!



"VOCÊ ACABA SE TORNANDO TUDO AQUILO QUE RESOLVEU SER." (Nathaniel Hawthorne)

"É MUITO TRISTE PASSAR A VIDA INTEIRA CUMPRINDO AS SUAS OBRIGAÇÕES SEM NUNCA TER CONSTRUIDO ALGO DE FATO." (Amyr Klink)


"VOCÊ NUNCA SABE QUE RESULTADOS VIRÃO DE SUA AÇÃO. MAS SE VOCÊ NÃO FIZER NADA, NÃO EXISTIRÃO RESULTADOS." (Gandhi)


Vá, comece a realizar, a tornar concreto o que você deseja. VOCÊ PODE! VOCÊ CONSEGUE!

domingo, 18 de outubro de 2009

AFIRMAÇÕES POSITIVAS


Afirmações positivas simplesmente afirmam suas convicções positivas a respeito de si mesmo e a respeito da vida.

Exemplos:

  • Minha vida é abundante em todos os sentidos

  • Sou bem-sucedido em tudo o que faço

  • Minha vida é repleta de amor e beleza

  • Sou grato por cada experiência de vida

  • Sou guiado por Deus e estou sob sua proteção diária

  • Atraio alegria para minha vida

  • Sinto-me animado por estar vivo

  • Acredito que tudo é possível

  • Sou amado

  • Tenho amigos verdadeiros

  • Posso fazer qualquer coisa

  • MINHA EXISTÊNCIA FAZ DIFERENÇA NESTE MUNDO

Crie sua próprias afirmações positivas e use-as diariamente.

"REPETIÇÃO CONSTANTE GERA CONVICÇÃO." (Robert Collier)

(extraído do livro: A Chave para viver a Lei da Atração (Jack Canfield))

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

VOCÊ JÁ PENSOU?


Para começar a semana que tal relembrar-mos algumas perguntas que nos ajudam muito e que, por vezes, deixamos sem respostas?


  • Você tem mesmo idéia de quais são suas metas e aspirações pessoais?

  • Já identificou qual é o seu propósito na vida?

  • O que você gosta de fazer?

  • O que te desperta paixão e entusiasmo?

  • O queq você deseja realizar?

  • Aonde você quer ir?

  • O que deseja ser?

  • Quais as causas que o atraem?

  • Quais são suas intenções?

  • Quais os seus sonhos?

  • Por que ainda não começou?

  • O que está faltando para dar o primeiro passo?

Existem três frases curtas para te ajudar nas respostas:



  • EU QUERO

  • EU POSSO

  • EU MEREÇO

Uma semana inspiradora para todos nós!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

TÊNIS X FRESCOBOL - QUAL O SEU JOGO?


Semelhanças:

1. Os dois esportes são praticados por duas pessoas, pelo menos, o Tênis pode ser jogado em duplas, o Frescobol, por duas, três ou quatro pessoas.

2. Em ambos cada jogador usa uma raquete, muito semelhantes.

3. Cada um destes esportes necessita-se de uma bolinha, também muito semelhantes.


Diferenças:

1. O Tênis necessita de uma quadra, com suas demarcações, rede, juiz.

2. O Frescobol não precisa nada disto, pode ser jogado em qualquer lugar e por esta razão é muito apreciado, especialmente nas praias.

3. Mas a principal diferença está no objetivo de cada um destes esportes.


No Tênis o objetivo é derrotar seu adversário.


No Frescobol seu objetivo a não levá-lo ao erro porque se você fizer isto, acaba o jogo e a diversão junto.


No Frescobol você tem companheiro, no Tênis adversário!


No Frescobol sua intenção é facilitar para o outro jogador, é fazer seu companheiro de partida acertar.


No Tênis você quer dificultar, a intenção é fazer seu "adversário" de partida errar.


Na sua vida, em seus relacionamentos (marido, esposa, filhos, amigos, pais, etc.) você vem jogando Tênis ou Frescobol?

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O DIA É HOJE. A HORA É AGORA.


"Primeiro diga a si mesmo o que gostaria de ser

e então faça o que tiver que ser feito." (Epíteto)


"Somos aquilo que fazemos repetitamente.

A excelência, portanto, não é uma ação,

é um hábito." (Aristóteles)


"Todos os nossos sonhos

podem se tornar realidade

se tivermos coragem de ir atrás deles." (Walt DIsney)


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5% - A QUAL GRUPO VOCÊ QUER PERTENCER?


Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria.

Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.

Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada.

Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente.

Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.

Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.

"Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez", disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.

"Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta percentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de ...".

Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto ?

Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos.


Contudo, uma coisa é certa:se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto."
Autor desconhecido

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Que É, O Que É?



Uma música que passa uma mensagem maravilhosa. Grande Gonzaguinha. Obrigado pelo presente.


Viver! E não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita...
E a vida! E a vida o que é? Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de e um coração
Ela é uma doce ilusão Hê! Hô!...
E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é? Meu irmão...
Há quem fale Que a vida da gente é um nada no mundo
É uma gota, é um tempo que nem dá um segundo...
Há quem fale que é um divino mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...
Você diz que é luxo e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita...